Escolha uma Página

capa_ozymandias_A

Uma série para complementar Watchmen! Mas pera aí, falta alguma coisa em Watchmen? Claro que não. Então Antes de Watchmen é uma série desnecessária? Claro que sim! Isso já sabíamos antes mesmo de ler. As chances de haver algo tão genial como em Watchmen eram ínfimas. Claro que nada é impossível e a D.C Comics já sabia do fato que a maioria das pessoas comprariam a nova série para confirmar esse fato. Afinal, é a graphic novel mais vendida da história. Acho que muitas pessoas devem ter ficado ressentidas quanto a isso. Achar uma heresia mexer nessa obra sagrada. Mas eu não tenho nada contra heresias, iconoclastias, remixes, versões etc. Acho que essa derivação de Watchmen e esse culto pode ser visto até como uma homenagem. É como na música, você pode tentar regravar um clássico, suas chances de falhar são muito grandes, mas existem grandes versões (geralmente não gosto de regravações e não estou nem falando das versões pagodísticas de Pink Floyd, mas na minha opinião a versão de Like a Virgin do Marilyn Manson é excelente =). Fica a conta do artista em risco.

Alan Moore não ficou feliz com essa derivação de sua obra, mas como disse meu amigo André Nardin: o Moore odeia tudo, desde a D.C até o capitalismo no geral. Mas a questão até criou uma querela por si só interessante, entre Moore e Len Wein, o primeiro editor de Watchmen, devido ao “plágio” do final da série (veja com detalhes no Omelete).

Mas vamos ao Antes de Watchmen: Ozymandias. A edição me chamou a atenção por possuir capas variantes. Não sou tão assíduo ao mundo dos quadrinhos como gostaria, e talvez por isso seja a primeira vez que tenha visto uma edição assim. Como a prequência foi lançada aqui no Brasil pela Panini Comics, numa compilação que inclui os número de 1 a 6, acredito que a ideia da Panini foi aproveitar todas as artes das capas americanas. Mas ao buscar as capas na internet encontrei 8 variedades não sei bem porque. Achei interessante, por outro lado, é chato não poder ter todas e ter que escolher uma. Enfim, acho que esse é o ponto forte dessa obra: a arte. As cores de June Chung são fantásticas e a arte de Jae Lee é excelente (já gostava dele desde Darkness, da Image).

Além do excelente traço, achei muito interessante o trabalho com os quadros, na verdade, na maioria dos casos círculos. O formato mais incomum acaba se encaixando bem com a estética Veidt.

excerto_ozymandias_2

Já o roteiro é um pouco fraco. Não há nada de terrível mas também nada original. Apenas encheção de linguiça, complementação de buracos que nunca foram problema na trama original de Watchmen. No entanto, a admirável personalidade do personagem Ozymandias, somada a excelente arte de Lee fazem a leitura agradável. Por isso indico Antes de Watchmen: Ozymandias com esse espírito. Basta não esperar nada genial. Comprei a edição numa banca de rodoviária, paguei algo em torno de R$ 14,00 e me diverti (tive que optar entre essa HQ e um relançamento de uma série antiga do HellBlazer/Constantine). A qualidade física da edição também é boa, miolo couchet com capa rígida, ainda que peque em pequeno detalhes (marcas no corte e a capa uns 4 milímetros menor do que deveria).

Enfim, todo mundo gosta de picanha, mas quem não gosta de uma linguiça num churrasquinho? Eu não, porque sou vegetariano, mas acho que deu pra sacar a analogia. Boa leitura!

excerto_ozymandias

Share This