Penso muito em escrever sobre os absurdos e assombros do Brazil pós-Golpe. Mas o problema não se trata apenas do exército dos robôs conservadores, mas principalmente da asfixia do cansaço extremo, advindo da esmagadora pressão de existir no extremo-capitalismo.
Brazil, ano 3 p.G. Hoje é um dia tranquilo, o bairro está bem silencioso atrás das cercas elétricas do condomínio. Exceto pelos aviões, que ultrapassam qualquer muro.
Tomo um café longo enquanto penso nos meus amigos, familiares e aqueles quase esquecidos pela memória. Penso onde está cada um hoje, no inverno mais gelado que eu já senti. Como se a vida fosse um tabuleiro de xadrez, embaralhado pela deusa da sorte.
Penso na família de palhaços, no pintor de angústias, nos poetas do delírio. Os indigenistas que se embrenharam nas florestas. As faxineiras e professoras cansadas. Penso naqueles que se afogaram na burocracia, tentando manter a cabeça fora da água.
Penso se estão preocupados ou assustados. Penso se estão acuados, como eu.
Você já leu os textos anteriores desta série?
Esquerda e direita ou os de cima e os de baixo?
Os significados atuais de "esquerda x direita" servem apenas para atravancar a verdadeira discussão política. De uma política que aborde aquilo que realmente interessa e impacta a vida das pessoas. Hoje muitos colocam a "direita e esquerda" como duas formas diferentes...
Ciência como religião
A ciência é um empreendimento essencialmente anárquico: o anarquismo teorético é mais humanitário e mais suscetível de estimular o progresso do que suas alternativas representadas por ordem e lei. Paul Feyeraband O anarquismo contribuiu para expor a face totalitária...